Cachoeira do Poção

Como chegar?

Localizada no bairro Córrego Grande, há 2,4 Km da principal via que corta a região, a Rua João Pio Duarte Silva.
 

O Poção do Córrego Grande, como é chamada a melhor queda d’água da Ilha, fica a oito quilômetros região central da cidade, em um bairro residencial em franca expansão imobiliária. A área própria para nado e mergulho tem dimensão aproximada de 10m x 4m e não comporta mais que dez pessoas de uma só vez. Mas, no verão, durante os finais de semana, o local fica superpovoado por moradores dos bairros próximos e também do Centro. Nessa estação a qualidade da água cai e o lixo é jogado nos arredores. A melhor época para visitar o Poção do Córrego Grande é na baixa temporada, quando o lugar está limpo e a água renovada.

A cachoeira tem aproximadamente cinco metros de queda e ganhou o nome em virtude da profundidade do local, que em alguns pontos ultrapassa três metros. Ela é cercada por paredões de até dez metros de altura – de onde os mais corajosos se atiram de cabeça -, e por uma densa Mata Atlântica.

O córrego que forma a cachoeira é responsável pelo abastecimento de água do bairro local. Mas já serviu como lavanderia para descendentes de açorianos que lá se instalaram na primeira metade deste século.





Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade