Ponte Hercílio Luz

Como chegar?

Rua Jornalista Assis Chateaubriand, 70, Centro – Florianópolis/SC CEP 88010-150

Primeira ligação entra a Ilha de Santa Catarina e o Continente, a Ponte Hercílio Luz é a mais longa pênsil com sistema de barras de olhal do mundo, com um vão central de 339 metros e uma extensão total de 821 metros.

Elo de integração da Capital com o restante do Estado, a ponte pênsil de aço (que tem um peso total de 5 mil toneladas) serviu à população de forma ininterrupta até o dia 22 de janeiro de 1982, quando sofreu a primeira interdição por causa da deterioração das barras de olhal.

Em março de 1988, a ponte foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e carroças, mas voltou a ser interditada, de forma definitiva, em julho de 1991, quando foi providenciada a retirada do piso asfáltico do vão central (o que representou uma diminuição do peso de 400 toneladas).

O atual projeto de restauração da Ponte Hercílio Luz iniciou-se em 2005. No momento, a estrutura está sendo estaqueada. O governo do Estado pretende captar os R$ 170 milhões orçados para a obra via Lei Rouanet. 

Período de visitaçãoLivre, no mirante junto ao Parque da Luz

Telefone: (48) 3225-3300

Preço: gratuito

Curiosidade

Construída entre novembro de 1922 e maio de 1926, a ponte teve uma inauguração simbólica em 8 de outubro de 1924. Foi quando o então governador e idealizador, o engenheiro Hercílio Pedro da Luz, atravessou uma réplica da ponte pênsil de 18 metros de comprimento, numa escala 50 vezes menor que a original, junto ao antigo trapiche do centro da cidade. Desenganado pelos médicos devido a um câncer no estômago, Hercílio Luz faleceu 12 dias depois, sem ver sua ponte concluída.





Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade