Praça XV de Novembro e Figueira centenária

Como chegar?

Praça XV de Novembro, Centro – Florianópolis/SC CEP 88010-400

Palco de um fato marcante na história da luta pela redemocratização do país na década de 1970, a Novembrada, a Praça XV de Novembro é o ponto a partir do qual a cidade se definiu e onde ela foi fundada, como Vila de Nossa Senhora do Desterro, em 1662, pelo bandeirante Francisco Dias Velho.

Cercada de prédios históricos (como a Catedral Metropolitana, o Palácio Cruz e Sousa e a antiga Câmara de Vereadores e Cadeia), a Praça XV abriga a Centenária Figueira que, diz a lenda, foi plantada em 1871 um pouco mais acima, perto de onde hoje está a escadaria da Igreja Matriz, mas 20 anos depois foi transferida para o seu local atual.

Além de espécies vegetais de diversas partes do mundo, a Praça XV tem diversos monumentos, como o que homenageia os voluntários que lutaram na Guerra do Paraguai, e os bustos de catarinenses famosos como o poeta Cruz e Sousa, o pintor Victor Meirelles, o militar e jornalista Jerônimo Coelho e o historiador José Boiteux. Seu calçamento em petit-pavé, com motivos que lembram o folclore ilhéu, foi um trabalho do artista plástico Hassis.

Curiosidade

Uma tradição manezinha diz que, se alguém fizer um pedido bem no fundo do coração e der sete voltas na centenária Figueira da Praça XV, a graça será atendida, seja riqueza, sorte ou casamento. Se o visitante quiser apenas retornar a Floripa, basta dar uma volta nessa mesma árvore.




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade