Ecoturismo e Aventura

A Secretaria Municipal de Turismo de Florianopólis fez uma parceria com a Expedia Brasil para destacar o ecoturismo na ilha.

Já não é difícil se encantar pelo litoral catarinense. Florianópolis é uma das queridinhas do Brasil, que também atrai turistas do mundo inteiro que estão atrás de suas belezas naturais e um pouco de sossego. Além das praias belíssimas, a ilha reúne atrações que vão além das areias e da água do mar. O ecoturismo é forte e concentra atividades carregadas de aventura. Seja qual for o seu esporte favorito, a disposição será sua melhor companhia de viagem.

 A costa é bem diversificada, tanto pelo movimento dos badalados balneários quanto na tranquilidade das praias mais remotas em meio a Mata Atlântica. E por lá, seja no mar, na terra ou no ar, diversão é o que não vai faltar.


No ar.

Tradicional reduto de voo livre da cidade, a Praia Mole tem dois pontos para salto – um no costão norte da praia (120 m) e o outro no costão sul (145 m). Já a rampa de decolagem do Morro da Lagoa da Conceição é uma atração à parte. No alto de seus 225 metros, o visual é um deslumbre.

Para quem curte mesmo a sensação de liberdade, tem ainda as rampas na Praia Brava e no Rio Vermelho.


Na terra.

No melhor estilo off-road, passeios e expedições em quadriciclos, Utvs, motos e veículos 4x4 estão inseridos nos divertidos roteiros da Rota do Vinho, da Rota das Cachoeiras, da Serra Geral, ou mesmo pelas dunas, praias e trilhas espalhadas pelo litoral. Por falar em dunas, as de Joaquina são mais do que especiais para “surfar” sobre uma prancha de sandboard.

Florianópolis também oferece áreas super bacanas para explorar de bicicleta. Alguns tours de mountain bike incluem até mecânico, serviço de apoio e guia que podem te levar em caravanas aos municípios vizinhos de Angelina, São Pedro de Alcântara, Palhoça e Antônio Carlos.

Para os amantes de uma boa trilha e rapel, fica até difícil pontuar os melhores lugares. A Praia da Lagoinha do Leste? é uma das mais bonitas e selvagens, com acesso apenas a pé ou por barco. O percurso às margens da Lagoa do Peri, no Parque Municipal da lagoa de mesmo nome, passa por cachoeiras e antigos alambiques que merecem uma visita.

Anote também as trilhas entre: a Praia do Santinho e a Praia do Moçambique; a Praia dos Ingleses e a Praia Brava; e entre a Barra da Lagoa e a Praia Mole. Sensacionais!

Ficou com vontade de conhecer Floripa? Confira as dicas de roteiro da Expedia.com.br


No mar.

No norte da ilha saem passeios de caiaque que atravessam uma linda área de mangues no Rio Ratones. A Lagoa do Peri, no sul, também é famosa pelos tours feitos em botes infláveis num dos mais belos cenários naturais de Florianópolis. E como não podia faltar em qualquer roteiro na cidade, uma volta de canoa canadense ou aproveitar o vento favorável para velejar pela Lagoa da Conceição é tradição.

Não se pode falar de Florianópolis sem mencionar as ondas. E com elas, a prática de kitesurf e windsurf é garantia de diversão. O mar agitado e as boas ondas das praias do Moçambique, Mole e Campeche são perfeitas para os esportes de aventura.

No fundo do mar, o mergulho livre nas águas cristalinas do costão da Praia da Lagoinha é imperdível. As águas claras e protegidas da Ilha do Campeche também é um convite para explorar a vida submarina. Dica: as operadoras da cidade também oferecem passeios para vários outros pontos da costa, com destaque para a Ilha do Arvoredo – considerado o melhor ponto de mergulho autônomo do Sul do Brasil.

E vale lembrar que, se estiver programando a viagem para depois do inverno, em setembro, Florianópolis sedeia a Fenaostra – Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana. Considerada a maior produtora de ostras do Brasil, a capital catarinense se torna palco de um delicioso evento gastronômico que você não vai querer perder o gostinho.