O esporte, que é uma mistura de surf, windsurf e wakeboard. Ainda é jovem, mas já conquistou adeptos no mundo inteiro. Florianópolis, é claro, não poderia ficar de fora do circuito brasileiro de kitesurf. As condições naturais para a prática do esporte são excelentes para níveis iniciantes e avançados. Quem se arrisca no esporte em Floripa ainda se esbanja com um visual que mistura praias, montanhas, dunas e muita gente bonita e bronzeada.

A melhor estação para o kitesurfe é a primavera (setembro, outubro e novembro). Mas aqueles que só podem chegar nos outros meses não têm nada a se preocupar. A incidência de ventos do Atlântico oferece condições favoráveis até março. A média anual de dias próprios para o kitesurfe é de 250 dias, praticamente 70% do ano.

A posição estratégica de Florianópolis proporciona a pratica do kitesurf em mais de 30 picos diferentes. O ponto quente da cidade para os praticantes de esportes aquáticos é a Lagoa da Conceição. A grande lagoa de água salgada acomoda o ano inteiro praticantes de windsurf, vela, caiaque, jet ski e, claro, kitesurf. É o cenário perfeito para iniciantes, pois as ondas não são muito elevadas, e também atende ao público avançado que quer tranquilidade, quer apreciar o cenário natural e, mais tarde, curtir uma noite agitada e diversificada.

A 5 km da Lagoa da Conceição, antes da parada final, a Barra da Lagoa, fica a Praia Mole. Reduto de areia branca, solta e macia, é um recanto de surfistas e praticantes de parapente. No verão, a praia fica movimentada por jovens e a paquera toma conta. É outra ótima opção para o kitesurf, mas o nível de dificuldade é maior. Kiters mais experientes que procuram manobras radicais nas ondas são o perfil de quem é fã da Mole para a prática do esporte.

Fazendo a curva do leste para o sul da ilha, chegamos à paradisíaca praia do Campeche. O litoral conta com três quilômetros de extensão, faixa de areia larga e formação de dunas. O mar do Campeche é grosso e com elevada salinidade. As ondas batem fortes e as direitas com ondulação sul fazem a alegria dos surfistas. É nesta praia que ocorre o Festival de Windsurf e Kitesurf, cuja ideia é incluir o Campeche no calendário do circuito mundial de kitesurf.

Fonte.