Igreja de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão da Ilha

Como chegar?

Rua Alberto Cavalheiro, 238, Ribeirão da Ilha – Florianópolis/SC CEP 88064-670 

Atualmente sob uma profunda e minuciosa restauração, a Igreja Nossa Senhora da Lapa foi construída entre 1763 e 1806. Para chegar ao formato atual, a igreja passou por muitos ajustes. A conclusão se deu quando o então Imperador Dom Pedro II, em 1845, visitou a paróquia e fez a doação de 400 mil réis. O dinheiro foi usado para os reparos finais necessários para a celebração de missas.

Nas cores branca e amarela, foi construída em arquitetura colonial, com inspiração barroca. Possui duas torres, cada qual com seu sino. No interior há um grande número de janelas que deixam o ambiente fresco e arejado. Os detalhes são feitos de madeira maciça, com portas almofadadas e janelas com guilhotina em vidro de caixilho pequeno.

No teto, duas pinturas se destacam: uma com a representação da Sagrada Família e a cena da visita dos três Reis Magos; e a outra ilustra Jesus Cristo crucificado.

A Igreja Nossa Senhora da Lapa e todo seu entorno são considerados Área de Preservação Cultural, além de estarem protegidos pela lei Lei Municipal nº 2.193, de 1985.

Curiosidade

Durante a primeira fase da atual restauração, foram achados vestígios de sepultamentos abaixo do piso principal da igreja.




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade