Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Sâo Benedito

Como chegar?

Rua Marechal Guilherme, 60, Centro – Florianópolis/SC CEP 88015-000

Construída entre os anos de 1787 e 1830, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito levou mais de 40 anos para ser concluída, e é considerada a segunda mais antiga da Ilha. Fica no alto da Escadaria do Rosário, no Centro, ao final da Rua Trajano.

Erguida nos fundos da Catedral Metropolita da antiga Desterro, em área considerada afastada do Centro à época, reunia os fiéis descendentes de africanos (negros escravos ou recém-libertados) e os brancos mais pobres. Foi devido à escassez de recursos que demorou tanto para ficar pronta.

Foi erguida pelas próprias mãos dos integrantes da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, inclusive escravos, quando seus senhores permitiam.

Entre o comércio frenético e os prédios comerciais que cresceram em seu entorno, a Igreja do Rosário, como é conhecida, resiste majestosa com arquitetura barroca e elementos sacros. No interior, guarda alfaias e imagens dos santos padroeiros, além das de Nossa Senhora do Parto e de Nossa Senhora da Conceição.

Essas e outras relíquias podem ser visitadas durante a semana, das 13h às 18h. A missa é realizada aos domingos, às 19h.

Curiosidade

Foi na escadaria da Igreja do Rosário que o artista Victor Meirelles, nascido na Ilha e um dos maiores pintores do romantismo nacional, pintou, ainda na adolescência, uma aquarela do panorama da cidade no século 19, intitulada "Vista do Desterro".




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade