Mirante do Morro da Cruz

Como chegar?

No final da Avenida do Antão, no alto do Morro da Cruz, Centro – Florianópolis/SC CEP 88020-420

O Morro da Cruz, também conhecido como Maciço do Morro da Cruz ou Maciço Central de Florianópolis, é uma formação rochosa localizada na parte insular da cidade. De forma levemente sinuosa, com largura média de 800 m, o Morro da Cruz se estende por quase 5 km no sentido das Baía Norte e Sul. No seu pico, a 285 m de altura, estão o Mirante do Morro da Cruz, de onde se tem uma das melhores vistas panorâmicas dos bairros centrais de Florianópolis e da região continental, algumas emissoras de rádio e televisão e as principais antenas de telecomunicações da cidade. O panorama que se descortina compreende as pontes que levam ao continente, com destaque para a Ponte Hercílio Luz, as Baías Norte e Sul, a Ilha de Ratones, a Praia de Sambaqui, Cacupé e Daniela.

E se não bastasse o cenário de perder o fôlego, ainda há o encanto das bromélias, o canto dos pássaros e as lindíssimas gralhas azuis colorindo e alegrando a visita.

Uma trilha rústica leva esportistas a um paredão íngreme e rochoso, perfeito para a prática do rapel.

O principal acesso ao mirante do Morro da Cruz é feito pela Rua do Antão (via Beira Mar Norte), por meio do bairro Agronômica, cujas curvas sinuosas também permitem uma vista panorâmica da cidade. Ao final da estrada, chega-se a um pequeno largo, que serve de estacionamento tanto para as emissoras de TV e radiodifusão quanto aos turistas que visitam o local. Para se chegar ao mirante, caminhe pela via à esquerda dos prédios. A entrada é gratuita.

É aconselhável não permanecer no local durante a noite.




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade