Museu Victor Meirelles

Como chegar?

Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis/SC CEP 88010-440

A casa onde o artista plástico Victor Meirelles nasceu na antiga Desterro, hoje Florianópolis, guarda um importante acervo daquele que foi um dos maiores pintores brasileiros.

A coleção inclui óleos, aquarelas e desenhos de várias fases do artista, como panoramas de Florianópolis e estudos para as suas telas mais famosas, além de obras importantes em sua trajetória, como A Morta e Degolação de São João Batista.

Também estão no acervo peças de alunos de Victor Meirelles, um dedicado professor na Academia Imperial, e de alguns de seus professores. Atenção aos amantes da arte: não está lá a tela Primeira Missa no Brasil, atualmente no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

O Museu Victor Meirelles também é um importante espaço de arte contemporânea, com exposições de artistas que ousam na forma e no conteúdo, e mantém uma agenda cultural movimentada, com palestras, ciclos de história da arte, seminários, apresentações musicais e de filmes (o projeto Cinema Falado, por exemplo, oferece debates após as exibições).                                                                                                                                

Período de visitação: De terça a sexta, das 10h às 18h

Curiosidade

Victor Meirelles nasceu na antiga Desterro em 18 de agosto de 1832 e, ainda na adolescência, pintou suas primeiras paisagens da provinciana capital catarinense. No Rio de Janeiro, estudou na Academia Imperial de Belas Artes e, aos 20 anos, venceu um concurso que lhe garantiu uma viagem à Europa, aperfeiçoando-se na Itália e na França, onde viveu de 1853 a 1861. Lá pintou sua obra mais famosa, Primeira Missa no Brasil, que foi apresentada no Salão de Paris. De volta ao país, tornou-se um dos artistas favoritos do imperador Dom Pedro II. Morreu no Rio de Janeiro, em 1903.




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade