Teatro da Ubro

Como chegar?

Rua Pedro Soares, 15, Centro – Florianópolis/SC CEP 88020-070

O Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (Ubro) foi fundado em 1922 em um sobrado que fazia limite entre o Centro e as chácaras que existiam nos arredores, à época. Costumava atender ao público da classe trabalhadora, e as fotos nas paredes do teatro relembram essa história. 

O edifício foi tombado como patrimônio histórico municipal em 1986, e passou por uma restauração profunda. Foi reinaugurado em 2001 e em 2006 ganhou novos equipamentos de iluminação, sonorização e climatização, além de um piano armário Essenfelder. 

Está localizado na metade da escadaria da Rua Pedro Soares, escondida entre as ruas José Jacques e Abita Garibaldi. É um teatro pequeno, com capacidade para 96 pessoas em seu auditório. Essa característica favorece espetáculos que exigem maior interação ou aproximação com o público. A programação atual inclui peças mais intimistas, espetáculos de dança, leituras dramáticas, oficinas, palestras, saraus, shows, entre outros. 

A bilheteria aceita somente pagamento em dinheiro. 

Curiosidade

Desde a inauguração até 1950, o teatro viveu seu auge. Recebia espetáculos modernistas, tinha 600 associados e mantinha uma biblioteca com mais de 800 livros. O grupo teatral era dirigido por Deodósio Ortiga, que morreu em 1951. Depois disso, o teatro foi lentamente abandonado, ficou fechado por 40 anos até ruir na década de 1980, só restando a fachada em pé. 




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade