Museu O Mundo Ovo de Eli Heil

Como chegar?

Rodovia SC-401, 7079, Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis/SC CEP 88050-000

Quando comemorou 25 anos de atividade artística, Eli Heil decidiu realizar um antigo sonho: reunir obras de seu acervo indissolúvel em um único local, um terreno à margem da SC-401, em Santo Antônio de Lisboa.

Inaugurado em 7 de março de 1987, o espaço foi batizado pela própria artista como “O Mundo Ovo de Eli Heil”. Foi transformado em fundação, em 1993, com o objetivo de preservar e divulgar sua obra.

O museu só recebe visitantes com agendamento prévio. É que, geralmente, a própria Eli (com mais de 80 anos de vida) ou seus familiares gostam de receber e orientar as pessoas.

Com obras espalhadas em diversos museus e coleções no Brasil e na França, Eli Heil mantém em seu Mundo Ovo um considerável número de obras que podem ser apreciadas em três espaços: a Sala de Exposição, a Sala de Esculturas e o anexo que abriga o Presépio.

Várias esculturas estão expostas nos jardins do Mundo Ovo, com destaque para o conjunto O Paraíso. Os totens chamados Adão e Eva, esculturas policrômicas de mais de três metros de altura, ficavam na entrada do museu. Foram derrubados nos anos 1990, durante a duplicação da rodovia SC-401. Esse fato causou grande tristeza à artista que, para ajudar a superá-la, enterrou suas criações num “cemitério” que pode ser visto no jardim.

Período de visitação: Visitas devem ser agendadas por telefone ou e-mail

Curiosidade

Formada como professora de educação física, a artista plástica Eli Heil começou a pintar em 1962, depois de uma longa enfermidade que a manteve de cama por cinco anos. A arte veio para ela num jorro criativo quase incontrolável, que se traduziu em centenas de telas, esculturas, tapeçarias e peças de cerâmica, utilizando os mais diferentes materiais e técnicas inusitadas. Eli costuma se referir às suas obras como "criaturas", como se fossem seres vivos.




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade