Parque da Luz Pronto

Como chegar?

Altos da Rua Felipe Schmidt, entre Rua Jornalista Assis Chateaubriand e Alameda Adolfo Konder, Centro – Florianópolis/SC CEP 88010-150.

O Parque da Luz está numa zona privilegiada da cidade, nos altos da Rua Felipe Schmidt, no Centro, com uma bela vista para a Ponte Hercílio Luz e suas irmãs mais jovens, a Colombo Salles e a Pedro Ivo Campos, que fazem a ligação Ilha-Continente.

Antes da construção da ponte que virou símbolo de Floripa, o terreno onde hoje está o Parque da Luz abrigava antigos cemitérios, que foram transferidos para o bairro Itacorubi. A área esteve abandonada durante décadas. Muitos projetos foram apresentados para dar um destino ao espaço, dentre os quais a construção da nova sede da Prefeitura, até que um grupo de moradores locais se reuniu em uma organização não-governamental, em 1997, para a criação do Parque da Luz.

A Associação dos Amigos do Parque da Luz promoveu, em 2001, o plantio de árvores e o ajardinamento do local. Hoje o espaço conta com área de lazer, campo de futebol, esculturas, relógio de sol, ciclovia, passeio para pedestres, academia de ginástica ao ar livre, viveiro para árvores frutíferas, bancos, mesas, cursos de tai-chi-chuan, mesas para jogos de dominó e cartas.

Os membros da associação realizam mutirões de limpeza da área de 37.435 m², e zelam para que o terreno não seja ocupado irregularmente. Recomenda-se visitar o parque durante o dia.

Período de visitação: Livre

Preço: Gratuito

*Valores sujeitos a alterações, consulte o estabelecimento.

Curiosidade

A área do Parque da Luz (chamada antigamente de Colina da Vista Alegre ou Morro do Barro Vermelho) abrigou, até 1925, um ano antes da inauguração da Ponte Hercílio Luz, os cemitérios das comunidades católica e luterana, cujos túmulos foram, depois, transferidos para o bairro Itacorubi. 




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade