Parque Ecológico do Córrego Grande

Como chegar?

Rua João Pio Duarte Silva, 535, Córrego Grande – Florianópolis/SC CEP 88037-000

O Parque Ecológico Municipal Prof. Davi Ferreira Lima, nome oficial do parque de 22 hectares também conhecido como Horto Florestal, foi aberto ao público em 1994 no bairro Córrego Grande, região central de Floripa.

O estacionamento com apenas 20 vagas é oferecido preferencialmente aos portadores de necessidades especiais. Dentro do parque existem dois lagos, três trilhas (chamadas Palmiteiro, Pau-Jacaré e Garapuvu) e uma pista de caminhada de 1,1 km. Também há um parque infantil, uma academia de ginástica ao ar livre e duas quadras de vôlei de areia.

Além de uma grande variedade de plantas nativas, o parque apresenta fauna composta por animais domesticados (como patos, coelhos e galinha), um grande número de pássaros que ali encontram abrigo (biguás, garças, araquãs, papagaios, tucanos, gralhas), pequenos mamíferos como saguis e gambás, e répteis como jabuti, cágados e jacarés-do-papo-amarelo.

O parque é a sede do departamento de educação ambiental da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), que ministra cursos de conscientização ecológica nas escolas e oficinas de reciclagem de papel e óleo de cozinha no local.

Telefone: (48) 3234-3522, (48) 3338-0021, (48) 3234-6049

Período de visitação: Todos os dias, das 7h às 19h

Preço: Gratuito

* Valores sujeitos a alterações, consulte o estabelecimento.

Curiosidade

A área onde está localizado o Parque Ecológico do Córrego Grande era, até os primeiros anos do século passado, uma chácara para produção de leite, cuja vegetação era composta por capim-melado e capim-gordura. Na década de 1940, o governo fez da área uma base para reflorestamento com pinus e eucaliptos. Mas, a partir de 1991, essas árvores foram sendo gradativamente substituídas por espécies nativas. 




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade