Parque Municipal da Lagoinha do Leste

Como chegar?

 A trilha começa no costão direito da praia Matadeiro, no sul da Ilha, a 25 Km do Centro de Florianópolis. Para chegar ao Matadeiro, é preciso passar por uma ponte e uma pequena trilha, partindo da Praia da Armação. 

Em meio à mata Atlântica, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste compreende não só a praia mas também os costões, a lagoa, a cachoeira e a mata nativa. A única maneira de chegar à deserta praia é a pé, através de duas trilhas. A mais rápida dura uma hora e a mais lenta, cerca de três – o longo percurso, entretanto, vale a pena pelas paisagens deslumbrantes. Em Lagoinha não há estrutura de bares - leve água e lanche e não esqueça de trazer seu lixo de volta.

A melhor forma de chegar a praia da Lagoinha do Leste é a pé. O visual compensa qualquer esforço despendido durante a caminhada. Um dos acessos, pelo costão direito da praia do Matadeiro, pode levar de 2 a 3 horas e se apresenta como o mais bonito. Durante os primeiros 30 minutos de caminhada encontra-se o trecho mais difícil da trilha, com mata fechada e algumas subidas íngremes. Mas não desanime, pois o restante da caminhada desvela os mais belos cenários de riqueza que a natureza pôde criar. Cada quilomêtro vencido é uma janela diferente que se abre aos olhos de quem se aventura por esse lugar. Costões à beira-mar, águas cristalinas e vegetação de beleza fascinante serão sua principal companhia ao longo do trajeto.

A dificuldade de acesso a Lagoinha do Leste tem preservado este paraíso de Florianópolis. Depois da trilha, vale a pena curtir a praia quase sempre deserta, de apenas 680 metros de extensão, cercada pela vegetação nativa e seus costões. As águas que banham a praia constumam ser agitadas e geladas. Já a lagoa, que dá o nome ao lugar, tem aspecto escuro, porém com temperatura bem mais convidativa aos turistas. Muitos curtem o verão ao redor da lagoa, configurando o balneário com suas barracas e rodas de amigos. É o momento de descansar e desfrutar, já que a volta também é feita a pé.

Para voltar, você pode pegar a trilha que dá acesso ao Pântano do Sul, no final da praia. São 2,3 Km de extensão e aproximadamente 45 minutos de caminhada que exige um pouco de esforço. É preciso subir e descer o morro que separa a Lagoinha do Pântano com uma pausa no mirante em meio a mata nativa para contemplar o lindo visual. O caminho de ida pelo Matadeiro é mais bonito que a trilha pelo Pântano do Sul, mas depois de tanta beleza natural, na volta para casa você estará saciado!





Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade