Barra da Lagoa

Como chegar?

Leste da Ilha, a 20 km do Centro, passando pela SC-404, Lagoa da Conceição e Praia Mole, através da SC-406.

Antes uma vila de pescadores, a Barra da Lagoa cresceu de tal modo, nas últimas décadas, que se transformou num dos principais destinos turísticos de Florianópolis. Conta com uma boa infraestrutura de bares, restaurantes e pousadas. Mesmo assim, o balneário permanece um reduto do típico manezinho da Ilha, conhecido por sua cordialidade e bom humor.

A praia da Barra da Lagoa começa a partir do canal em direção ao norte. Embora tenha oficialmente cerca de 700 metros, sua orla se estende até a Praia do Moçambique, a maior da Ilha, com 7,5 km de extensão. A caminhada por sua faixa de areia branca e fina é um bom exercício em qualquer época do ano. O mar convida ao surf, e há diversas escolas e instrutores do esporte.

A vista da Barra e do Parque do Rio Vermelho, do alto do Morro da Praia Mole, é uma das mais belas paisagens da Ilha. Logo na descida do morro, antes da ponte do canal, uma rua à direita leva à comunidade da Fortaleza da Barra, onde estão os principais restaurantes de comidas típicas da culinária luso-açoriana. Muitos dispõem de atracadouro para lanchas e, no verão é comum ver os clientes vips chegarem para almoçar ou jantar nas embarcações.

Curiosidade

Durante décadas, uma ponte pênsil serviu de passagem para moradores e turistas que faziam a travessia do canal da Barra até a trilha que leva à Prainha, uma pequena enseada localizada logo ao lado do costão. Em 2007, a velha e estreita (e chacoalhante) ponte deu lugar a uma construção mais segura, com 80 metros de extensão, feita em estrutura metálica e piso de madeira com 1,8 metro de largura.




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade