Costa da Lagoa

Como chegar?

Na parte norte da Lagoa da Conceição, ao longo de sua borda oeste.

Comunidade que preserva as raízes açorianas, a Costa da Lagoa só é acessível por barcos ou por trilhas a partir do Canto dos Araçás, do Monte Verde e de Ratones (ver Passeios - Trilhas).

As embarcações saem de hora em hora do trapiche ao lado da ponte da Lagoa da Conceição, e o passeio leva em torno de 40 minutos. Há a opção de transporte pelo trapiche do Rio Vermelho, acessível pela SC-406, e a viagem dura 10 minutos. O trajeto ida e volta custa R$ 10.

É possível desembarcar em qualquer um dos 23 trapiches espalhados pelas sete vilas que compõem a Costa da Lagoa, mas o mais procurado é o que dá acesso aos bares e restaurantes. Os especializados em frutos do mar são muito procurados por turistas e moradores de Floripa.

Para quem for à pé, a Costa oferece como atrações as cachoeiras (a maior fica perto da vila principal) e as ruínas dos antigos casarões e engenhos de farinha e de cana-de-açúcar, que movimentavam a economia da região até o final do século 19.

Hoje, a Costa é refúgio de brasileiros e estrangeiros que adotaram um estilo de vida alternativo, como hippies, em permanente contato com a natureza.

Curiosidade

A Mata Atlântica é bastante preservada na Costa da Lagoa, e lá é possível ter uma ideia da natureza exuberante que os primeiros colonizadores açorianos encontraram ao se estabelecer no lugar, em meados do século 18. Há várias espécies de árvores, aves e animais que hoje são raros em outras localidades. 




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade