Lagoa do Peri

Como chegar?

Sul da Ilha, 22 km do Centro de Florianópolis, com acesso pela Via Expressa Sul, SC-405 e SC-406.

Com espelho d’água de 5 quilômetros quadrados, a lagoa é excelente para o banho. O cenário encanta pelas belezas naturais. A sombra da vegetação é ideal para um piquenique, passeio ou repouso. Para as crianças, há um pequeno parque infantil.

Passeios de barco, caiaques e embarcações não motorizadas são permitidas, assim como a pesca com linha de mão e caniço.

A área total do parque é de 23 quilômetros quadrados. No prédio da sede, tem folhetos explicativos sobre as atrações do lugar. Há três opções de trilhas: o caminho do Saquinho contorna as margens norte e nordeste, onde se pode ver resquícios de antigos engenhos; o da Restinga leva da lagoa à Praia da Armação, por meio da mata; e o da Gurita é mais longo e mais procurado, pois oferece um riacho e cachoeiras ao final, com piscinas naturais. É permitido fazer trilhas sem o guia. 

O estacionamento comporta 200 carros, o bar e o restaurante funcionam o ano todo, e há 80 churrasqueiras para uso público, sem custo. Basta chegar cedo e garantir seu lugar. 

Curiosidade

Criado em 1981, o Parque Municipal da Lagoa do Peri é um dos pioneiros em reunir infraestrutura turística e preservação ambiental. Localizada em frente à Praia da Armação, a lagoa é de água doce e fica 2 metros acima do nível do mar. Na costa oeste do parque, existem fragmentos de vegetação original de Floresta Ombrófila Mista, na parte superior da encosta, entre 200m e 400m de altitude. É comum observar mamíferos como gambás, pacas, cotias e tatus, e pássaros como aracuã, sabiá e gralha azul.




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade