Como chegar?

Norte da Ilha, a 35 km do Centro de Florianópolis, com acesso pela SC-401 e SC-403.

A Praia dos Ingleses é um dos principais balneários da Ilha de Santa Catarina e um dos destinos favoritos dos visitantes, estrangeiros ou nacionais, que procuram suas águas cristalinas e mornas (com uma temperatura média de 22°C na temporada). Em dias agitados, as ondas crescem e convidam ao surf.

Nos meses de frio, a pesca da tainha é uma importante atividade econômica da população nativa. Acompanhar um lanço (a retirada das redes carregadas de peixe na beira da praia) é uma experiência que impressiona pela fartura e o envolvimento da comunidade. Todos que ajudam a puxar a rede ganham tainhas para levar.

A faixa de areia branquíssima, com pouco menos de 5 km de extensão, é delimitada a leste pela Ponta dos Ingleses e, a oeste, pela Ponta da Feiticeira. No trecho leste, estão as dunas que ligam à Praia do Santinho e onde se pratica o sandboard (o surf na areia, saiba mais em Passeios).

Local de moradia de uma boa parte da população florianopolitana, a Praia dos Ingleses tem recebido nos últimos anos grandes investimentos na área de infraestrutura turística. Conta com um bom número de hotéis, bares e restaurantes, muitos deles à beira-mar, que acolhem turistas o ano inteiro.


Curiosidade

O nome da praia faz referência a um navio inglês que teria encalhado naquele trecho do Norte da Ilha, em meados do século 18. Há duas versões sobre o incidente: uma diz que o navio foi consertado e prosseguiu viagem, deixando alguns tripulantes no local; outra, que ele teria naufragado.

.



Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade