Armação

Como chegar?

Sul da Ilha, a 24 km do Centro de Florianópolis, com acesso pela Via Expressa Sul, SC-405 e SC-406, com entrada pela Avenida Antônio Borges dos Santos

Muito procurada por turistas de todas as idades, a Praia da Armação tem 2.450 metros e encanta pelo cenário bucólico dos barcos atracados. Caminhando em direção ao norte, observa-se faixas de dunas que tendem a aumentar em direção à Praia do Caldeirão.

A atividade pesqueira é tradicional e forte na região. Não deixe de experimentar frutos do mar fresquinhos nos restaurantes do entorno.

A igreja de Sant''Anna, construída em 1772, é das mais antigas de Santa Catarina e até hoje presta serviços à comunidade local, apesar de ter passado por algumas reformas que a descaracterizaram.

Em frente à praia, um trapiche dá acesso a uma península chamada Ponta das Campanhas, de onde partem os barcos para a Ilha do Campeche. Ali há piscinas naturais, um gramado extenso e um costão voltado ao mar aberto, de onde se pode pescar ou simplesmente observar a paisagem.

A região é sujeita a ressacas fortes. Em 2010, três delas destruíram parte das construções que avançavam sobre a costa. Foi erguido um muro de contenção para evitar o problema.

Curiosidade

No século 18, por volta de 1772, funcionava ali a Companhia de Pesca da Baleia. A praia era muito usada para o aproveitamento da carne e do óleo, usado na iluminação pública de então. Essa prática durou até 1910 e deu grande impulso ao desenvolvimento econômico da Ilha de Santa Catarina, mas quase levou esses animais à extinção. Hoje, a pesca da baleia é proibida, e a observação desses imponentes cetáceos é um grande atrativo turístico nos meses de inverno. 




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade