Caldeira

Como chegar?

Sul da Ilha, a 21 km do Centro de Florianópolis, com acesso pela Via Expressa Sul, SC-405 e SC-406. A entrada é logo após o Morro das Pedras.

Com acesso por uma trilha quase imperceptível aos olhos de quem trafega pela rodovia SC-406, a Praia do Caldeirão se estende por cerca de 750 metros no canto norte da Praia da Armação, da qual não se separa por limites físicos.

Rústica, sem nenhuma opção de bar ou restaurante na orla, é bastante procurada por surfistas devido à constância e qualidade das ondas. 

Protegida por dunas e vegetação de restinga preservada, oferece um ambiente tranquilo para quem deseja sossego. O mar aberto de águas geladas é bem agitado, portanto, exige muita atenção ao banhar-se. A prática da pesca é comum no local, a partir das rochas do Morro das Pedras. 

Há paradas de ônibus próximas à entrada da praia, mas para quem vai de carro, uma sugestão é estacionar gratuitamente no Parque Municipal da Lagoa do Peri, onde há infraestrutura adequada.

Curiosidade

O mar apresenta ondulações tão perfeitas que a discreta Praia do Caldeirão já foi escolhida como sede do WCT, a primeira divisão do surfe mundial, em outubro de 2003. Localizada no canto norte da Praia da Armação, Caldeirão tem esse nome devido a forma como as ondas quebram: encobrindo a areia e formando grandes volumes de espuma.




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade