Matadeiro

Como chegar?

Sul da Ilha, a 24,3 Km do Centro de Florianópolis, acessível pela Via Expressa Sul, SC-405 e SC-406, com entrada pelo canto sul da Praia da Armação.

Protegidos pelo difícil acesso, os 850 metros de extensão da Praia de Matadeiro são envoltos pelo morro de mesmo nome.

Para chegar pela parte norte, é preciso atravessar uma ponte a partir da Praia da Armação e percorrer uma trilha leve de 5 minutos. No sul, há uma trilha bem mais extensa e difícil, de aproximadamente 3 horas, passando por costões e vegetação fechada, que vem da Praia da Lagoinha do Leste, dentro de um parque municipal (saiba mais em Passeios - Trilhas). 

É muito procurada por surfistas, pelas ondulações fortes, mas também atrai veranistas por ter opções de bares e restaurantes na areia. Consulte a taxa de serviço nos estabelecimentos.

Apesar de protegida, há algumas casas de veraneio na praia, e até famílias de residência permanente. O lugar também é usado para entrada e saída de barcos de pesca, como acesso aos costões para a pesca da garoupa, e para a prática da pesca de mergulho.

Curiosidade

O nome original de Matadeiro é Saco do Matadouro, cujos registros mais antigos datam de 1785. O lugar era usado para o abate de baleias, capturadas a partir da Praia da Armação. Com o tempo, o nome passou a ser pronunciado incorretamente e virou “matadeiro”. A palavra “saco” faz referência ao formato de semicírculo da pequena enseada. Outro nome antigo é Praia do Sangrador, pois na parte norte fica o sangradouro da Lagoa do Peri, o qual se atravessa por meio de uma ponte para alcançar a praia. 




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade