Morro das Pedras (caldeirão)

Como chegar?

Sul da Ilha, a 18 km do Centro de Florianópolis, com acesso pela Via Expressa Sul, SC-405 e SC-406

São 2.450 metros de faixa de areia fofa, que oscila de 5 a 45 metros de largura: a praia oferece bastante espaço para a prática de atividades esportivas.

Um hotel, um condomínio e casas construídas à beira da praia dividem o espaço com trechos resistentes de dunas e vegetação de restinga.

O mar é grosso e apresenta muito repuxo e buracos no solo, o que exige atenção redobrada aos banhistas. As ondas perfeitas atraem surfistas o ano todo.

Em boa parte da orla não há quiosques ou serviços, mas há um restaurante próximo ao morro que dá nome à praia, de frente para o mar, onde se pode degustar frutos do mar e tomar uma cervejinha observando as manobras radicais do pessoal do surf. Consulte a taxa de serviço do estabelecimento.

Depois de aproveitar a praia, a dica é caminhar com segurança pelo acostamento da rodovia para observar o espetáculo das ondas batendo nas pedras que dão nome à localidade. As águas explodem em alturas surpreendentes, variando de intensidade conforme a maré. Para repor as energias, experimente o caldo de cana oferecido na tradicional barraquinha local.

Curiosidade

A partir da rodovia que dá acesso ao Morro das Pedras (SC-406), à direita de quem vem do Centro, há uma rampa de acesso à Casa de Retiros Vila Fátima, construída em 1956 pelos padres jesuítas. O espaço não é aberto a visitas regulares, salvo sob agendamento por motivos religiosos, mas a vista do alto do morro vale a pena a subida, que é gratuita: do mirante vê-se as Praias do Morro das Pedras e da Armação e a Lagoa do Peri, envolta em rica vegetação preservada. A casa é feita de pedras e serviu de cenário para algumas cenas da novela Insensato Coração, da Rede Globo. 




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade