Naufragados

Como chegar?

Sul da Ilha, a 40 km do Centro de Florianópolis, acesso pela Via Expressa Sul e SC-405, com entrada da trilha (ou aluguel de embarcações) ao final da Rodovia Baldicero Filomeno, a partir da Caieira da Barra do Sul.

Atrativos históricos, culturais e naturais são os atrativos da Praia de Naufragados, uma grande enseada de mar aberto. Apesar de estar no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e ser protegida por morros, a praia é bastante frequentada por turistas, desde os mais aventureiros até famílias com crianças.

Uma das razões é o acesso facilitado por embarcações (do tipo baleeiras), que evitam o esforço físico da trilha. Outro motivo são os dois restaurantes do local, que servem comida caseira e peixes frescos retirados do mar logo à frente.

A praia é de areia clara e fina, o mar tem ondas fortes e águas geladas. No canto direito, há outra trilha que leva ao farol (de 1871) e a uma bateria de canhões (1914). Em frente à praia, pode-se observar a Fortaleza Nossa Senhora da Conceição da Barra Sul (1765), na Ilha de Araçatuba. Veja mais em Passeios - Trilhas.

É permitido acampar. O acesso pode ser por trilha leve a partir da Caieira da Barra do Sul (2.621m de extensão) ou uma opção mais longa e difícil, a partir da Praia do Saquinho (8 km). Os barcos partem da Caieira.

Curiosidade

O nome da praia é autoexplicativo. O extremo sul da Ilha de Santa Catarina é de travessia dificílima, com fortes correntes marítimas, e por isso testemunhou vários naufrágios. Há registros desde a colonização. Um deles, em 1516, indica que 21 marujos de Juan Dias de Solís (um dos fundadores de Buenos Aires) foram deixados na Ilha sob alegação de ter naufragado uma das embarcações, e não haveria espaço suficiente para todos. Sabe-se que eles viveram por ali por mais de 40 anos. Outro registro importante é o dos açorianos destinados a colonizar Porto Alegre, que teriam passado três anos na Ilha para adaptação. Quando partiram em direção ao sul, a embarcação naufragou, matando 241 pessoas.




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade