Saquinho

Como chegar?

Sul da Ilha, a 32 km do Centro de Florianópolis, acessível pela Via Expressa Sul, SC-405 e SC-406, até o final da Praia da Solidão, de onde parte uma trilha.

Curtinha, mas cheia de charme, a Praia do Saquinho tem cerca de 400 metros de areia fina e clara, e outros 150 de pedregulhos e rochas.

É acessível a partir de uma trilha pavimentada de concreto, de aproximadamente 1 km, com início na Praia da Solidão (ou Rio das Pacas). Outro caminho possível é a partir da Praia de Naufragados, no extremo sul da Ilha, mas essa via é bem mais longa (8km), demorada e difícil de ser percorrida, com trilha parcialmente coberta por vegetação, uma vez que é pouco utilizada. O morro é bastante íngreme e há trechos arriscados nos costões. As piscinas naturais nas pedras e o visual das ilhas Moleques do Sul e Três Irmãs compensam o risco. Saiba mais em Passeios - Trilhas.

Não é aconselhável para banho, uma vez que é voltada para o mar aberto e há muitas pedras no solo. Também não é muito usada para pesca, apesar de a prática poder ser realizada a partir dos costões. 

O grande barato dessa praia é curtir a paisagem bucólica do lugar, e descansar depois do esforço feito durante o passeio. Há uma cruz colocada no início do século 20, onde a comunidade realiza uma festa anual de confraternização.

Curiosidade

Na trilha de acesso à Praia do Saquinho, existe uma comunidade com cerca de 20 famílias, que vivem sem luz elétrica nem água encanada. Quando surgem propostas de levar energia elétrica à região, os moradores resistem afirmando que “nunca se sabe o que vem atrás dos postes”. Descendentes de açorianos, vivem basicamente da agricultura e pesca de subsistência. Vale a pena puxar conversa com um desses habitantes para entender o porquê da opção pelo isolamento.




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade