Ilha do Campeche

Como chegar?

Sul da Ilha, em frente à Praia do Campeche, acesso por embarcações a partir dessa praia (10min), da Armação (45min), ou da Barra da Lagoa (1h15min).

Uma História de 5 Mil Anos. 

A ilha fica em frente ao Pontal do Campeche e é o mais importante sítio arqueológico de Florianópolis. Um local místico, onde tribos primitivas viveram há cerca de 5 mil anos, deixando como grande legado a maior concentração de inscrições rupestres de Santa Catarina. Em 1845, D. Pedro de Alcântara visitou o lugar, acompanhado de uma comitiva imperial. Uma época em que os quatis ainda não haviam sido introduzidos no ecossistema local. Segundo técnicos ambientais, a presença desses animais, que hoje tanto encanta os turista, é um erro e desequilibra a fauna e a flora da ilha. Por ano, cerca de 300 espécimes têm de ser retirados de lá, senão acabam com a vegetação, comem ovos de outras espécies e chegam a roubar comida dos visitantes. 

Mesmo tendo sido dinamitados por antigos e ingênuos caçadores de tesouros, os sinais gravados nos paredões de diabásio-preto ainda são visíveis na parte Oeste da ilha, na Praia do Mar Grosso. As inscrições rupestres, chamadas de petróglifos, têm cerca de um centímetro e meio de largura, com meio centímetro de profundidade, sendo polidas por dentro. 

Situada a Sudoeste da Ilha de Santa Catarina, possui 800 metros de comprimento por 300 metros de largura. O ponto mais alto é o Morro do Norte, com 85 metros. A Oeste fica uma reentrância abrigada dos ventos, que oferece um pequeno ancoradouro. 

Atualmente, a ilha é ocupada pela Sede Social do Clube Couto Magalhães (3224-8333). O local é uma área de preservação e nele não se pode acampar nem mesmo acender fogueira. O modo mais fácil de conhecer a Ilha do Campeche é entrando em contato com o clube e adquirindo um convite que dá direito à viagem de barco, com saída diária da Praia da Armação, às 9h, e pernoite nos alojamentos do Couto Magalhães. Na alta temporada fica praticamente impossível conseguir um convite, mas se pode alcançar a ilha alugando os barcos dos pescadores da Praia da Armação.






Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade