Como chegar?

BR 101 - Km222+200 Palhoça 

A Trilha do Cambirela é uma das trilhas que mais atrai os aventureiros da região. É uma trilha muito difícil de ser percorrida e exige um ótimo prepara físico dos aventureiros.

A trilha tem início numa picada no Km222+200 da BR101. A sugestão portanto é que os interessados estacionem o carro no posto de gasolina localizado no Km223 e retornem a pé, com muito cuidado, pelo acostamento da BR101.

O primeiro trecho da trilha é bem tranquilo e percorre a parte de trás de uma pedreira visível para quem transita pela BR101.

Após 30 minutos de caminhada a trilha começa e ficar cada vez mais íngreme e daí para frente o percurso é por dentro da mata fechada num trajeto de grande inclinação.

A trilha tem algumas marcações em árvores e quando não existe a melhor decisão é tomar o caminho que sobe!

Após 1h30 ou 2h de caminhada chega-se a uma parede de pedra onde forma-se uma gruta. De lá avista-se pela primeira vez e de forma bastante aberta, todo o visual do litoral, desde Florianópolis até a Pinheira (Palhoça).

A última arte do trajeto continua bastante íngreme e no final a trilha conduz o aventureiro até o topo do morro, a 1.043 metros de altura.

Do alto do morro avista-se toda a Ilha de Santa Catarina e, ao sul, até o Morro que divide a Palhoça do município de Paulo Lopes.

Devido a mata fechada sugere-se o uso de calça e camiseta manga longa.

Horário de Funcionamento: Recomenda-se realizar a trilha no período matutino.

Grau de Dificuldade: Muito difícil

Altitude Máxima: 1.043 m

Informações Adicionais

Risco: alto.

Preparo físico: bom.

Tempo de percurso: 6h.

Tipo de terreno: trilha bastante fechada e íngreme, com leve escalada em pedra.

Orientação: muito difícil.

Obs.: Sugere-se deixar o carro no estacionamento do posto de gasolina localizado no KM223 ou 224 e voltar caminhando pelo acostamento da BR101.





Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade