Caminho da Gurita

Como chegar?

À esquerda da Lagoa do Peri, com acesso pela SC-406, e entrada na sede do parque na altura da Praia da Armação, no Sul da Ilha.

Localizada no Parque Municipal da Lagoa do Peri, a Trilha da Gurita leva até uma cachoeira, com amplas piscinas naturais. Como o parque tem boa infraestrutura turística, com restaurante e bar, não é necessário levar mantimentos ou água. Até porque há nove córregos no caminho como fontes d’água potável. 

Essa trilha era usada no século 19 por donos de engenhos, que eram muito comuns na região nessa época. Existem ruínas dessas construções na metade e no final do percurso. O terreno é praticamente todo plano, com trechos argilosos, arenosos e com seixos. Recomenda-se usar calça comprida para não arranhar as pernas na vegetação. 

Com o fim dos engenhos, a Mata Atlântica original passou a ser preservada, e hoje está em avançado estado de regeneração. A orientação é fácil, pois o caminho é sinalizado. O parque oferece um guia gratuitamente, mas é preciso agendar com antecedência pelo telefone (48) 3237-5660. O melhor horário para fazer a trilha é de manhã, e o parque fecha à noite. Não é permitido acampar.

O que levar: Mochila pequena, Boné, Protetor solar, Repelente, Traje de banho, Toalha, Câmera fotográfica

Locomoção – a pé

Duração do Passeio –  1 hora

Dificuldade – leve

Percurso- 3075 m




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade