Caminho das Dunas da Joaquina

Como chegar?

A partir do Centro siga em direção a Lagoa da Conceição e então no sentido a Praia da Joaquina. Na estrada geral da Joaquina, a direita antes de chegar à praia.
A trilha já começa com subida íngreme, em solo de areia grossa com bastante vegetação. Conforme o terreno vai ficando plano, a areia cede lugar para a terra. A vegetação não é alta, o que permite, conforme subimos mais, a cada olhada para trás enxergamos a Lagoa da Conceição.

Em pouco tempo de caminhada chega-se nas dunas. A partir daí, não há caminho definido. Siga em frente pela areia fazendo o caminho que quiser, até chegar à Praia da Joaquina.

Além da praia e do surfe, as dunas também são famosas, consideradas as melhores do sul do país. Lá se criou o sandboard, uma espécie de surfe, mas na areia. Hoje é a atração principal dos que não se arriscam a pegar ondas no mar.

A Joaquina possui uma extensão de três mil metros e uma faixa de areia entre 8m e 80m. As areias são claras e finas. Possui as mesmas características do mar da Praia Mole; é forte, bravo e traiçoeiro. Aberta para o Oceano Atlântico, a praia é de tombo, ou seja, logo após a zona de varrido a profundidade pode aumentar abruptamente. Isto acontece por que o relevo do fundo possui grande inclinação.

As ondas são fortes e longas, predominantemente do tipo mergulhantes (caixote), podendo levar os banhistas mar adentro ou para o fundo; mesmo estando na parte rasa. Um pouco antes e durante a maré alta (luas nova e cheia), percebe-se bem o repuxo, outra peculiaridade deste tipo de praia e que também deixa o banho de mar ainda mais perigoso.







Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade