Costa da lagoa - Canto do Araçás

Como chegar?

Após descer o Morro do Assopra (ou Morro da Lagoa), faça o retorno à esquerda e vire à direita na esquina do Confraria Club. Siga até o final da rua em direção ao Canto dos Araçás.

Acessível somente por trilha ou barco, a Costa da Lagoa é uma localidade que ainda preserva a cultura dos primeiros colonizadores da Ilha. Para quem curte caminhadas ao ar livre, é possível chegar à colônia de pescadores por um caminho que começa no Canto dos Araçás.

Formada por trechos predominantemente planos e caminho bem marcado, é ideal para quem procura uma trilha leve. Durante o trajeto, são encontradas ruínas de engenhos e casarios do século 18, que transportam os aventureiros por uma viagem pela história.

Avançando pela Mata Atlântica, os trilheiros passam por sete vilas. Em muitas delas há restaurantes com comida caseira preparada pelos nativos, com peixes e frutos do mar.

Uma dica importante: a Costa da Lagoa possui transporte lacustre. Se der aquela preguiça na hora de retornar, estão disponíveis barcos oficiais da prefeitura que passam de hora em hora nos 23 trapiches que existem nessa comunidade. O passeio pela lagoa leva 40 minutos até o centrinho da Lagoa.

Recomenda-se fazer o passeio em grupo para multiplicar a segurança e a diversão.

O que levar: Mochila pequena, Bota para caminhada (ou tênis antiderrapante), Roupa para molhar, Boné, Protetor solar, Repelente, Cantil/água, Traje de banho, Toalha, Câmera fotográfica

Locomoção – a pé

Duração do Passeio – 3h30min 

Dificuldade – Leve 

Percurso- 7.230 metros 





Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade