Costa da Lagoa - Monte Verde

Como chegar?

Início na Servidão Olga Lacerda, no bairro Monte Verde, lado direito da SC 401, antes de chegar do Floripa Shopping, para quem vem do Centro

Um pouco fora dos tradicionais roteiros turísticos, o bairro Monte Verde fica atrás do Floripa Shopping, na margem direita da SC-401, no sentido Centro ao Norte da Ilha. Mas o caminho vale a pena, porque ao cruzar o morro, passa por áreas de Mata Atlântica preservada, e chega até a Costa da Lagoa, uma tradicional comunidade de pescadores acessível somente por trilha ou barco. 

A paisagem é panorâmica, com vista para a Baía Norte e, ao final, a Costa da Lagoa oferece opções culinárias típicas da região e um relaxante banho nas tranquilas águas da Lagoa da Conceição. O percurso é pesado; em alguns trechos, existe exposição à altura, e desníveis que podem exigir uso de equipamentos especiais. O caminho é sinuoso, tem quase 5 km, e a duração pode chegar a 2h30min.

Pela trilha, há vários córregos de água potável e cristalina, além da Cachoeira da Costa, um dos principais atrativos. Apesar de não haver muito risco de se perder, exige alguma experiência em orientação.

Na Costa da Lagoa, vários restaurantes servem pratos com peixes e camarão, mas se a intenção for economizar, leve um lanchinho, e dê preferência aos mais energéticos de pouco peso e volume. Barras de cereias e frutas secas ajudam a repor as energias.

Para retornar sem ter de encarar o morro de novo, basta pegar um dos barquinhos que passam de hora em hora pela Costa e chegar até o trapiche da Lagoa da Conceição, no centrinho do bairro. Vá de dia, preferencialmente, pela manhã.

O que levar:  Mochila pequena, Bota para caminhada (ou tênis antiderrapante), Boné, Protetor solar, Repelente, Cantil/água, Comida, Traje de banho, Toalha, Câmera fotográfica

Locomoção – a pé

Duração do Passeio – 2h30min

Dificuldade – Pesado 

Percurso- 4.796 metros 





Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade