Costa da Lagoa – Ratones

Como chegar?

Siga em direção ao Norte da Ilha pela SC-401 e vire à direita no acesso ao bairro Ratones, pela Estrada Intendente Antônio Damasceno. Vire à esquerda na Estrada Bento Manoel Ferreira e siga até o final das casas. A trilha começa ali.

Colônia de pescadores, resguardada do crescimento da cidade pelo acesso restrito, a Costa da Lagoa é visitada por quem chega de barco ou por trilhas feitas a pé.

O caminho que inicia no Canto do Moreira no bairro Ratones, Norte da Ilha, é uma das opções para quem deseja chegar a esta comunidade. De menor extensão, porém mais íngreme, a trilha pela Mata Atlântica cruza o morro e oferece aos aventureiros um visual deslumbrante de vários pontos da região. Com não mais de 3 km, e alguns desníveis, a maior parte do trajeto é feita sob a sombra das árvores.

Além de bom humor e espírito de equipe, para fazer a trilha é recomendado levar uma roupa de banho para se refrescar na cachoeira que existe no meio do caminho, e algum dinheiro para almoçar em um dos restaurantes da Costa – servem comida caseira, com peixes frescos e frutos do mar, para repor as energias gastas no percurso.

Se você já estiver cansado para caminhar mais, existe a opção do transporte lacustre. Os barquinhos oficiais da prefeitura passam de hora em hora, e o ponto final para desembarque fica no centrinho da Lagoa da Conceição (e não em Ratones). Nesse caso, vale a pena deixar o carro em casa (ou no hotel).

O que levar: Mochila pequena, Bota para caminhada (ou tênis antiderrapante), Boné, Protetor solar, Repelente, Cantil/água, Traje de banho, Toalha, Câmera fotográfica

Locomoção – a pé

Duração do Passeio – 1 hora

Dificuldade –  Mediano

Percurso- 3.000 metros 





Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade