Costão dos Ingleses / Caminho do Engenho

Como chegar?

Siga à direita na Praia dos Ingleses até as dunas e procure o início do costão. 

No passado, o caminho foi bastante usado para alcançar as antigas plantações de mandioca e cana que havia na região ou para pescar a partir dos costões (prática ainda frequente). Ruínas de uma antiga casa e de um engenho de açúcar são testemunhas da colonização açoriana na região, e podem ser encontradas na metade do percurso. 

O trajeto começa com pequenas subidas, tem vários trechos de costão e é descampado em alguns momentos. O percurso é de aproximadamente 30 minutos e não exige grande preparo físico do trilheiro. Apesar de haver algumas pedras pelo caminho, são facilmente transponíveis. 

Durante o passeio, aproveite para observar as ilhas do Badejo, Moleques do Norte e do Mata Fome. Também é possível encontrar três fontes de água doce para refrescar-se ou matar a sede. No total, são 1,7 km de extensão.

Existem algumas cercas pelo caminho que servem para restringir o acesso do gado, mas permitem a passagem de pedestres.

O final do Caminho do Engenho leva às rochas da Ponta dos Ingleses, e de lá parte para a praia, onde o mergulho é altamente recomendado. A trilha não é indicada para ciclistas, pois existem poucos trechos que permitem pedaladas.

 O caminho margeia o costão leste da Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, e pode ser feito sem grandes dificuldades.

 O que levar: Boné, Protetor solar, Repelente, Cantil/água, Traje de banho, Toalha, Câmera fotográfica

Locomoção – a pé

Duração do Passeio – 30 minutos 

Dificuldade – leve

Percurso- 1.700 metros 





Acessibilidade