Ilha do Campeche

Como chegar?

Sul da Ilha, em frente à Praia do Campeche, acesso por embarcações a partir dessa praia (10min), da Armação (45min), ou da Barra da Lagoa (1h15min).

A trilha da Pedra Fincada é uma das mais leves na Ilha do Campeche. Assim como as outras, é obrigatória a presença de um guia turístico credenciado pelo Iphan para fazer o percurso. Esses profissionais podem ser contratados na própria Ilha, no posto de atendimento ao turista.

A subida é suave, e há estruturas de madeira erguidas para servir de corrimão e facilitar o deslocamento. Ao atravessar a mata fechada, têm-se uma deslumbrante visão do outro lado da Ilha do Campeche, formada por costões voltados para o mar aberto, nos quais as ondas explodem vigorosamente. 

A Pedra Fincada é um dos mistérios da Ilha. Trata-se de uma rocha de uns nove metros equilibrada verticalmente sobre outra, e não se sabe até hoje se a pedra foi colocada ali pelos habitantes pré-históricos, sendo assim um monumento megalítico, ou se é obra da natureza. 

Nas proximidades, observa-se um dos maiores sítios arqueológicos do Brasil, com paredões cheios de inscrições rupestres. 

O que levar:  Boné, Protetor solar, Repelente, Cantil/água, Câmera fotográfica

Locomoção – a pé

Duração do Passeio – Entre 30 e 40 minutos

Dificuldade – Leve 

Percurso-  1.000 metros

Entrando na Caverna dos Morcegos

Os 382 mil metros quadrados são cortados por inúmeras trilhas usadas atualmente por pescadores e visitantes, mas três se destacam na ilha. A mais percorrida pelos turistas sai da praia em sentido Sul e leva à Caverna dos Morcegos. O caminho percorre a mata nativa por quase uma hora e meia e continua pelo costão até uma pequena fenda na rocha. É a entrada da caverna. Num primeiro instante sente-se receio de entrar, mas passando pelo túnel escuro tem-se a surpresa de um vento frio vindo do mar, que corre pelo interior do salão principal. É preciso ter cuidado ao entrar na caverna, pois o chão é escorregadio e há um grande desnível, com o mar batendo forte ao fundo.

Uma outra trilha, que não pode deixar de ser percorrida pelos visitantes, parte dos fundos das instalações do Clube Couto Magalhães e atravessa a ilha no sentido Oeste, levando ao local onde há a maior quantidade de inscrições rupestres, e à outra caverna. A terceira trilha percorre o Norte da ilha, começando no costão esquerdo da praia. Para contornar a ilha leva-se cerca de três horas.

Informações

Atenção: A trilha só pode ser feita com um guia.

Nível de dificuldade: médio.

Atrativos: quatis, vista panorâmica, praia, fonte d’água, Mata Atlântica, passeio de barco, restaurante, inscrições rupestres.

Tempo: 1h e 30min. (de barco) e 3h (contorno da Ilha).

 Início: Praia da Armação.

 Fim: Ilha do Campeche.

 Principal dificuldade: Na Ilha do Campeche não existem indicações sobre a localização de inscrições rupestres, cavernas e demais trilhas.

 Como chegar: Barco sai da Praia da Armação.






Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade