Lagoinha do Leste – Matadeiro

Como chegar?

A partir do canto direito da Praia do Matadeiro, acessível pela Praia da Armação, no Sul da Ilha.

A Praia da Lagoinha do Leste é a mais selvagem da Ilha, preservada por leis ambientais desde 1992. Chegar lá só é possível por trilhas ou embarcações.

Por terra, há dois caminhos: pelo Pântano do Sul ou por Matadeiro, considerado o mais bonito e o mais extenso.

Tem duração de aproxidamente 2h30min e margeia o costão que separa uma praia da outra. Aberta, a trilha apresenta vegetação rasteira e espinhosa. Tenha bastante atenção para não se machucar ou escorregar. Fazer o passeio com um guia ou morador é uma boa dica para não se perder.

Para o trajeto, recomenda-se usar roupas e sapatos confortáveis, protetor solar e repelente. Levar lanche e água potável é indispensável, porque não há bares ou qualquer estrutura turística nesta área de preservação. Faça um piquenique às margens da Lagoinha que dá nome à praia, e não se esqueça de levar seu lixo embora.

Na volta, há quem prefira fazer o caminho pela trilha do Pântano do Sul. Menor e mais íngreme, exige disposição. 

Durante o verão, é comum os trilheiros levarem barracas para passar a noite na praia e retornar somente no dia seguinte. Nada mal aproveitar um final de semana em um lugar inabitado, ouvindo o barulho do mar. Vá em grupo para garantir a segurança.

O que levar: Mochila pequena, Bota para caminhada (ou tênis anti-derrapante), Boné, Protetor solar, Repelente, Lanterna pequena (com pilhas novas), Cantil/água, Comida, Traje de banho, Toalha, Câmera fotográfica

Locomoção – a pé

Duração do Passeio – 2 horas 

Dificuldade – Pesado

Percurso- 4.304 metros 





Acessibilidade