Lagoinha do leste – Pantano do sul

Como chegar?

Rua Manoel Pedro Oliveira, à esquerda da SC-406, 400 metros antes da Praia do Pântano do Sul.

Para se chegar à preservada Praia da Lagoinha do Leste, acessível somente a pé ou por embarcação, existem dois caminhos por terra. O mais curto começa na tradicional comunidade de pescadores do Pântano do Sul. O início fica na Rua Manoel Pedro Oliveira, uma pequena via à esquerda da SC-406, cerca de 400 metros antes de se chegar à praia. É preciso ter preparo físico, já que a subida do morro é bastante íngreme.

Percorrendo a mata fechada, em cerca de 40 minutos é possível chegar ao topo do morro. No alto, o mar se apresenta, e dá um estímulo ao caminhante prosseguir. Aproveite para tomar um fôlego, apreciar a vista e tirar muitas fotos. A continuação é morro abaixo, e todo santo ajuda, mas cuidado para não escorregar nos seixos. Relaxar os pés ao pisar na areia clara e depois mergulhar no mar ou na lagoa valerá cada esforço.

Recomenda-se aos trilheiros que comecem pela manhã, aproveitando o sol mais ameno das primeiras horas do dia. É recomendável levar alimentos e uma garrafinha d’água, porque a Lagoinha do Leste é selvagem, sem estrutura. É bastante frequentada por surfistas em busca de ondas perfeitas. Os campistas gostam de ficar por ali num esquema mais roots. Se for passar a noite, vá em grupo, e tome cuidado com seus pertences.

A outra opção para alcançar a praia por terra é pela trilha a partir do Matadeiro, que é a mais extensa (confira a Trilha para Lagoinha do Leste via Praia do Matadeiro, em Passeios - Trilhas).

O que levar: Mochila pequena, Bota para caminhada (ou tênis anti-derrapante), Boné, Protetor solar, Repelente, Cantil/água, Comida, Traje de banho, Toalha, Câmera fotográfica

Locomoção – a pé

Duração do Passeio – 1h30min 

Dificuldade – Pesado

Percurso- 2.361 metros 




Galeria de Imagens


Acessibilidade