Naufragados

Como chegar?

Ao final da Rodovia Baldicero Filomeno, na Caieira da Barra do Sul, com entrada atrás do estacionamento pago à esquerda.

Em Floripa, além de percorrer matas e costões, as trilhas recompensam os aventureiros com acesso a praias desertas e paradisíacas. É o caso do caminho que leva a Naufragados, extremo Sul da Ilha, onde só se chega a pé ou por embarcação.

Com início na Caieira da Barra do Sul, onde termina o calçamento da rua, a trilha de aproximadamente 2,6 km de extensão pode ser feita sem grandes dificuldades, por ser bem marcada e com desníveis pouco intensos. Há riachos pelo caminho, e por isso é preciso atenção para não escorregar no solo úmido ou nas pedras com limo. 

O trajeto leva cerca de 45 minutos. Ao chegar na praia, há dois restaurantes de pescadores que servem refeições caseiras, mas não aceitam cartões ou cheque. Lembre-se de levar dinheiro em espécie. Não existem hotéis ou comércio por ali, porque a praia está em área de preservação, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Por essas características, é procurada por quem gosta de acampamentos rústicos.

Aproveite para conhecer melhor o patrimônio natural e histórico da Ilha. O farol e a bateria de canhões podem ser visitados e ficam no costão direito (veja o Caminho do Farol na lista de Passeios - Trilhas). Da areia, parte da história da Ilha de Santa Catarina pode ser admirada: logo à frente fica a Fortaleza de Araçatuba, construída no século 18 na ilha de mesmo nome. Não está aberta a visitação regular. 

Para retornar ao ponto de partida, há duas opções: percorrer a mesma trilha ou pegar um dos barcos de pescadores locais para a Caieria.

O que levar: Bota para caminhada (ou tênis antiderrapante), Boné, Protetor solar, Repelente, Cantil/água, Traje de banho, Toalha, Câmera fotográfica

Locomoção – a pé

Duração do Passeio – 45 minutos

Dificuldade – leve

Percurso – 2.621 metros  




Galeria de Imagens


Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade