Rota do Sol Poente

Como chegar?

Bairro Santo Antônio de Lisboa.
 

Os bairros de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, em Florianópolis, são duas das mais antigas colônias de pescadores da Ilha de Santa Catarina e receberam uma grande quantidade de imigrantes no passado, principalmente açorianos. Ambos possuem uma boa variedade de restaurantes e, juntamente com o bairro vizinho Cacupé, formam a chamada “Rota Gastronômica do Sol Poente”, que recebe este nome pois esta área é um dos melhores locais para se admirar o por dol sol na cidade. Confira nesse post algumas dicas de restaurantes na região.

Cantina Sangiovese
Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 496 – Sto. Antônio de Lisboa

Restaurante italiano considerado um dos melhores da cidade, vencedor de 3 prêmios da revista Veja, incluindo melhor chef e restaurante revelação. Está localizado na avenida de acesso ao bairro, um pouco afastado do mar, num casarão que também funciona como galeria de arte. Possui estacionamento próprio e várias mesas ao ar livre. 

Marisqueira Sintra
Rua 15 de Novembro, 147  – Sto. Antônio de Lisboa. www.marisqueirasintra.com.br

Especializado em comida portuguesa, sob o comando de um autêntico português. O ambiente é bacana e o restaurante possui algumas mesas na parte externa, no calçadão da beira da praia, com um ótimo visual. O destaque é o bacalhau.

Chão Batido
Rua 15 Novembro, 103 – Sto. Antônio de Lisboa.

Restaurante de frutos do mar, com a cara de Florianópolis. Comida mais caseira e porções bem fartas. Possui algumas mesas na varanda, de frente pra rua, e também algumas na beira da praia, com vista para o mar.

Restaurante Samburá
Estrada Caminho dos Açores, 1152. restaurantesambura.com.br

O Samburá existe desde 1993. Ele pode não ter vista para o mar, mas ainda assim o ambiente é bem agradável, decorado com vários barcos de pescador. Junto ao restaurante há um antigo engenho de farinha que preserva a história e a tradição da família do proprietário.

FairyLand Cupcakes
Estrada Caminho dos Açores, 1740. www.fairyland.com.br

Este café e “cupcakeria” é a nova sensação de Floripa e está na moda. Já virou tradição passar lá depois de almoçar em algum restaurante da região ou no retorno das praias para comer um dos vários tipos de cupcakes oferecidos, como o red velvet, o cenoura e especiarias, o banana e doce de leite, entre outros. Os bolinhos são ótimos, porém o preço é um pouco salgado, de qualquer forma vale a visita.

Restaurante do Gugu
Rua Antônio Dias Carneiro, 147 – Sambaqui.

Escondido na praia do Sambaqui, um pouco afastado do mar, ao contrário da maioria dos restaurantes, o Gugu é um restaurante mais simples, também especializado em frutos do mar. A comida é bem saborosa e os preços são atrativos. É possível escolher o peixe e os acompanhamentos separados, montando a refeição do jeito que quiser.

Restaurante Pitangueiras
Rua Gilson Costa Xavier, 2829 – Sambaqui. restaurantepitangueiras.com.br

É um dos últimos restaurantes do bairro Sambaqui e também um dos mais disputados. Especializdo em frutos do mar, possui mesas num deck sobre o mar, com uma vista maravilhosa. O único ponto negativo é a dificuldade de estacionar em determinados dias.





Serviços e Infraestrutura


Acessibilidade