Um cão é um animal feliz e despreocupado, mas seu dono precisa cuidar de sua dieta e exercícios. Manter seu amigo de quatro patas saudável é uma obrigação, avaliando seu peso físico e os alimentos que podem ser benéficos ao seu metabolismo.
Sabemos que é quase impossível resistir a um cão pedindo um lanche ou uma mordida de comida! Entretanto, é necessário dar um passo atrás e pensar em seu bem-estar, administrando seu estilo de vida da maneira mais correta, pedindo ajuda a seu veterinário. Mas qual é seu peso ideal e que problemas podem surgir com o tempo?
Qual é o peso físico de um cão?
Raças diferentes e metabolismos diferentes levam à confusão quando se trata do peso de um cão em forma. A melhor maneira de entender isto é falar com seu veterinário.
Ele poderá te dizer que tipo de dieta adotar, quanto exercício fazer e dar conselhos sobre petiscos de primeira qualidade a serem distribuídos durante o dia. A aptidão física varia de acordo com a raça, sexo, estilo de vida, idade e eventuais doenças.
Há alguns cães mais propensos ao ganho de peso, razão pela qual o conselho médico é ainda mais importante. Através da dieta e do exercício, o peso será mantido sem levar à obesidade. As raças propensas ao ganho de peso são o Cocker Spaniel, Saint Bernard, Labrador Retriever, Pug e Beagle. Não apenas isso, mas as cadelas são tão propensas à obesidade quanto os cães castrados.
O ganho de peso também pode levar ao surgimento de dores nas articulações dos cães e é um risco que não deve ser subestimado.
Alimentação e exercício para o bem-estar de seu cão
Como já foi salientado, o exercício e a dieta devem andar lado a lado para garantir o bem-estar de seu cão. Seu veterinário pode aconselhá-lo a adotar um novo tipo de produto destinado à perda de peso (e manutenção posterior), ou a continuar com a mesma dieta enquanto reduz a quantidade. A segunda opção é a mais popular para não desestabilizar o cão, acostumando-o a um novo produto alimentar.
O valor calórico do alimento e a densidade energética são fatores chave para a saúde do cão. Os produtos consumidos devem ter sempre a quantidade correta de proteína para suportar a massa muscular, a quantidade correta de fibra e um teor moderado de gordura.
E os lanches? Se os hábitos alimentares tiverem que mudar para manter ou recuperar um peso saudável, são permitidas recompensas, mas somente em determinados momentos e por uma razão muito específica. A isto se soma o monitoramento do peso semana a semana, marcando seu progresso em termos de peso.
Isso exige astúcia e muita paciência, eliminando todos aqueles hábitos glutões que são ruins para seu amigo de quatro patas (como restos de comida humana). Com uma dose de comprometimento de toda a família, seu cão recuperará seu peso e poderá viver em paz.