Uma escapada romântica para dizer “sim, eu quero” longe de tudo e de todos? Não se preocupe, você não é o primeiro a pensar nisso. Chama-se Destination Wedding, uma tendência que se originou nos EUA e se tornou rapidamente uma moda. A expressão refere-se a casamentos realizados a quilômetros de distância de casa, mas na realidade abrange muito mais.
Um casamento de sonho: no Brasil ou no exterior?
Hoje, os Destination Wedding são um mercado próspero em todo o mundo e é fácil ver o porquê: há muitas vantagens. Antes de mais nada, você pode viajar, descobrir lugares, costumes e culturas diferentes das suas, ver paisagens de tirar o fôlego, mas acima de tudo, compartilhar tudo isso com seu ente querido.
Os destinos escolhidos para um Destination Wedding no exterior são muitos e cada um tem sua própria razão. Para aqueles que amam o mar, o sol, as paisagens e a comida exótica, as Maldivas, o Caribe, o México ou a Tailândia são os melhores. Assim como as Ilhas Baleares e as belas ilhas gregas de Santorini, Mykonos, Rodes, Corfu e suas vistas de tirar o fôlego. Para aqueles que amam a história e o charme do velho mundo, uma capital européia como Paris, Londres, Roma ou Madri pode ser uma excelente escolha. Assim como, aqui na América do Sul, Buenos Aires, Montevidéu ou Machu Picchu no Peru. Mas como o Brasil poderia ser deixado de fora?
Cada vez mais pessoas querem se casar longe de casa, mas ainda no Brasil. Afinal, o Brasil é um dos destinos preferidos dos estrangeiros para o Destination Wedding, então por que nós brasileiros não deveríamos ser os primeiros a desfrutar das muitas belezas daqui? As águas cristalinas e as praias brancas do Nordeste, as vistas deslumbrantes de Fernando de Noronha, as encantadoras cachoeiras do Iguaçu ou os Lençóis Maranhenses: não há dúvida de que o Brasil pode oferecer locais de sonho para todos os gostos. Portanto, para aqueles que escolhem celebrar seu Casamento de Destino no Brasil, é realmente difícil fazer uma escolha!
Planejando um Destination Wedding passo a passo
A maneira ideal de organizar um Destination Wedding bem-sucedido é começar os preparativos com bastante antecedência.
Antes de mais nada, sente-se à mesa, faça uma lista de destinos possíveis e escolha o que melhor se adapta às suas necessidades.
Determine um orçamento a ser respeitado para garantir que tudo esteja perfeito e que não haja surpresas desagradáveis quando se trata de fazer contas.
Esta também é a base para decidir se vocês querem experimentar este momento mágico sozinhos ou compartilhá-lo com seus mais próximos e queridos, mas a lista de convidados terá que ser consideravelmente menor do que para um casamento tradicional. Este tipo de casamento requer um orçamento bastante grande para cobrir todos os custos de viagem e acomodação para todos.
Depois de decidir sobre o local, data e convidados, compre suas passagens aéreas e reserve acomodações.
Chegou a hora de pensar em como será seu casamento de fato. Vestidos, enfeites, lembranças, acessórios, decorações, convites e tudo mais que você precisar. Procure inspiração e ideias interessantes em sites especializados em casamentos, colete fotos e imagens, bem como dicas e sugestões para planejar o casamento com o qual você sempre sonhou.
Não se esqueça dos aspectos burocráticos: casar-se longe de casa, em um país que não seja o seu, tornará tudo mais complicado. Estude as regulamentações pertinentes, obtenha toda a documentação necessária e descubra o que você precisa fazer para obter uma licença de casamento, que obviamente varia de país para país, bem como se é necessário um visto para você e seus convidados. Por exemplo, nas Ilhas Virgens Americanas você tem que enviar a documentação antes de deixar o Brasil, no Havaí você solicita através de um website e a documentação vence 30 dias a partir da data da solicitação, e para se casar em Las Vegas você vai até o prefeito e em cerca de meia hora você recebe sua licença de casamento.
A este respeito, considere ter um planejador de Destination Wedding profissional que tenha tudo sob controle e que te permita organizar tudo até o último detalhe, evitando surpresas desagradáveis.