Nos últimos anos, o fascínio de um feriado de barco à vela está começando a conquistar um pouco de todos, inclusive aqueles que nunca pensariam em estar no mar ou no lago para velejar.
Porque a vela é um mundo à parte, um mundo especial, mas nos últimos anos ela realmente se abriu para todos e é uma maneira única de ter experiências novas, educativas e divertidas, em meio à natureza, fortalecendo a amizade e o espírito de equipe. Velejar é uma excelente oportunidade para passar um tempo no mar ou no lago e experimentar alguns momentos verdadeiramente únicos e inesquecíveis com as pessoas que você ama, sua família, seu parceiro ou mesmo sozinho, se você for experiente e capaz.
Nos últimos tempos, cada vez mais pessoas estão escolhendo velejar, por exemplo, para ter uma despedida de solteiro única e especial. Se você é um deles, aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a ter umas férias verdadeiramente perfeitas, confortáveis e sem problemas. Aqui, então, é como passar umas fantásticas férias à vela com total segurança e conforto.
Férias à vela? Aqui estão algumas dicas
Antes de tudo, é preciso ter boa roupa técnica: segurança, praticidade e proteção são importantes quando se navega. É por isso que os especialistas nos aconselham a usar roupas que respirem e em que você se sinta confortável. Sem saltos, roupas justas ou desconfortáveis. Obviamente, o número de roupas que você leva com você também depende da duração da viagem: tenha sempre em mente que o espaço em um veleiro é bastante limitado, portanto tente levar roupas em camadas, como camisetas e coletes, bermuda e calças compridas confortáveis, camisetas, sapatos de barco e saltos para a noite mesmo no verão, tudo possivelmente feito de materiais que não demoram muito para secar. Use chinelos, deixe seus outros sapatos em casa, no máximo traga um par de tênis. Nunca se esqueça do protetor solar adequado: coloque tudo o que você precisa em uma bolsa prática para economizar espaço e não leve nada desnecessário com você.
Nunca desperdice água doce em um veleiro, pois ela é preciosa e deve ser reabastecida de tempos em tempos. Tente sempre respeitar o meio ambiente e nunca jogue nada no mar. A gestão de resíduos, que deve ser mínima para não ocupar espaço, é muito importante.
Regras de segurança ao velejar
Velejar é muito divertido e seguro, mas existem algumas pequenas regras de segurança que você ainda precisa observar. Você não deve sair para o mar aberto quando tiver sido aconselhado a não o fazer, pois pode ser perigoso.
Você deve sempre seguir os conselhos de especialistas e tentar evitar discussões e tensões: o espaço em um veleiro é limitado e você terá que aprender, durante a viagem, a respeitar outras pessoas e a se adaptar ao espaço. É melhor velejar em um pequeno grupo de pessoas que estão próximas umas das outras e podem se tolerar bem.
O respeito é de fato uma regra fundamental quando se sai navegando: limpeza, ordem e higiene também são essenciais para respeitar um ao outro em um espaço limitado. Para tentar preservar a harmonia necessária a bordo, é bom se adaptar à situação e entender que talvez você tenha que abrir mão de alguns confortos… mas em troca você terá muita diversão.