Cada vez mais ouvimos falar da terapia da cor como uma verdadeira panaceia para o bem-estar tanto espiritual quanto físico. Vamos tentar nos concentrar no que é e porque pode ser importante oferecer tal experiência em um salão de beleza, o lugar para o relaxamento por excelência. As cores são capazes de transmitir sensações que são sempre diferentes e muitas vezes extremamente subjetivas.
Em todos os casos, poderão exercer uma influência muito forte sobre o equilíbrio psicofísico de uma pessoa. A razão disso é clara: as cores estimulam e agem sobre nosso cérebro e, portanto, afetam indiretamente nosso organismo.
Então, o que é a cromoterapia? Faz uso de tudo isso, permitindo que se obtenham benefícios e vantagens. É uma terapia alternativa, cujo objetivo é - graças ao poder curativo das cores - acelerar a superação de patologias leves ou desequilíbrios psicofísicos. A posição da comunidade científica com relação à terapia da cor é clara: ela não é considerada capaz de curar nosso organismo de forma direta e eficaz. Para dizer a verdade, este também não é seu objetivo principal.
No coração de como a terapia da cor funciona está o desejo de estimular o cérebro, que por sua vez pode então influenciar o corpo. Existe, portanto, um impulso para a autocura e nenhuma ambição de cura imediata. A cromoterapia é cada vez mais utilizada em spas e centros de beleza em todo o mundo. Neste aprofundamento, veremos como ele age especificamente.
Como funciona a cromoterapia e suas aplicações
A cromoterapia é baseada na absorção de cores - selecionadas de acordo com suas propriedades - através de uma série de métodos diferentes. Estes incluem a cromomassagem, um tipo especial de massagem que utiliza óleos contendo pigmentos coloridos, e a cromopuntura, na qual a cor é irradiada em áreas específicas do corpo utilizando uma ponta de luz.
Há também a irradiação da luz, que é realizada utilizando lâmpadas especiais que emitem radiação colorida através de filtros ad hoc, terapia de cristal, na qual certas salas são decoradas com pedras coloridas e cristais, e o uso de água solarizada, que é obtida após a exposição de um recipiente de vidro colorido ao sol.
É evidente que a terapia da cor por si só não é suficiente para tornar o salão de beleza bonito e funcional; toda uma gama de produtos de alta qualidade deve ser escolhida - macas, banquetas e móveis. Mas para que serve especificamente a terapia da cor? Ela tem muitos benefícios, particularmente para distúrbios hipotensos, mas também para inflamações: sua ação é a de um analgésico natural. A dor e a fadiga podem ser aliviadas, o humor pode ser melhorado e o sistema nervoso pode ser relaxado. Além de revelar-se um remédio alternativo em casos de hiperatividade, a terapia da cor também é eficaz para aliviar os distúrbios emocionais e combater tanto a ansiedade como certos estados de depressão .