A Tailândia é uma terra de sonho, exótica e cheia de segredos. Todos os anos, este fantástico país recebe centenas de milhares de turistas de todo o mundo, mas a maioria deles não está preparada para uma terra como essa. Na verdade, a Tailândia não é como o Brasil, os EUA ou os países europeus aos quais estamos acostumados, mas requer um certo grau de conhecimento e experiência se você quiser desfrutá-la ao máximo. É por isso que as viagens acompanhadas são a solução ideal se você quiser descobrir praias tropicais enormes e intocadas, palácios reais opulentos, templos antigos em ruínas e palácios ultramodernos.
Vista-se apropriadamente
O primeiro conselho que você deve tomar ao decidir ir de férias para a Tailândia diz respeito ao vestuário. Mesmo que seja sua primeira vez aqui, tente não levantar demasiadas suspeitas, pois alguns locais e comerciantes podem se aproveitar de você sem que você se dê conta. Evite ostentar sua nacionalidade, não use chapéus ou óculos escuros e vista-se mais esportiva do que na moda.
Dormir nos melhores lugares
Na Tailândia, a relação preço/qualidade de vida é muito alta: é possível encontrar hotéis que, por alguns dólares por noite, oferecem um quarto duplo com banheiro privativo. A melhor solução é encontrar alojamento o mais próximo possível do centro; se as ofertas estiverem fora do orçamento, então é essencial ficar em áreas ainda mais afastadas e isoladas enquanto estiverem próximas ao transporte, ou o risco é ser cortado da vida da cidade e sem a possibilidade de livre circulação.
Comer na rua
A Tailândia é o lar mundial da comida de rua: suas ruas são repletas de banquetes, barracas transbordando de deliciosos doces e pratos coloridos aromatizados com especiarias de todos os tipos. Entretanto, é essencial ter cuidado com o que você come, a fim de evitar qualquer aborrecimento. Fique longe de alimentos não cozidos, pois o risco de pegar um vírus intestinal é alto e seria muito desagradável. Da mesma forma, verifique a higiene do local onde você vai comprar os alimentos: embora à primeira vista todas as bancas pareçam iguais, algumas são mais limpas e mais bem mantidas do que outras. Em qualquer caso, se você tiver muitas dúvidas ou notar algo estranho, siga em frente.
Cuidado que a comida tailandesa pode ser muito picante, apimentada e saborosa: é boa, mas se você não estiver acostumado, tente pedir poucos temperos e mantenha sempre à mão uma pequena garrafa de água potável.
Uma nota muito útil: a água nem sempre é potável; como a água engarrafada é muito barata, é extremamente aconselhável adquirir água engarrafada para saciar sua sede e nunca beber das torneiras de água corrente ou das fontes de água potável. Isto também se aplica ao escovar os dentes e evitar engolir água ao tomar banho.
Deslocando-se por Tuk Tuk
Você não pode ir à Tailândia sem tentar viajar em um Tuk Tuk imprudente e característico: eles são divertidos e um pouco de adrenalina não vai faltar, mas esteja ciente de que os motoristas muitas vezes tentam enganar os turistas. Às vezes eles prolongam o percurso por muitos minutos e muitas vezes tendem a persuadir os visitantes incautos a ir às compras em lugares na estrada, apenas para impulsionar a economia local. Os tailandeses sabem como contornar os turistas, fazendo ofertas falsas que na verdade são o dobro do preço dos locais.