Quando as pessoas falam de marketing digital, não percebem que se trata de um processo de modernização da empresa, com o risco de limitar muito o potencial deste processo. Os numerosos cursos universitários de marketing digital atestam sua importância na simplificação e otimização dos recursos de uma empresa através da exploração de tecnologias on-line. Além disso, o marketing digital torna possível reduzir o uso de ferramentas analógicas clássicas, com o objetivo de tornar a comunicação mais eficaz, os fluxos de trabalho mais rápidos e aumentar o grau de otimização em relação a vários tipos de atividades e objetivos, tanto no que diz respeito às vendas quanto às possíveis atividades de produção e distribuição.
Um guia para o marketing digital corporativo
Os pilares mais inovadores do marketing digital dizem respeito à criação de ferramentas de publicidade digital para estimular e aumentar as vendas através:
- a escolha das frases-chave SEO mais apropriadas para o modelo de negócios;
- o compartilhamento das páginas de um site em outros sites temáticos (construção de links);
- a criação e eficiência do caminho de vendas (Funil) visando estimular o usuário a tomar uma ação, que é o objetivo principal de toda agência de marketing para atividades de SEO.
As técnicas de vendas on-line mais eficazes simplificam os processos de gerenciamento e reduzem os custos de expansão da marca.
Um aspecto da comunicação de marketing digital que talvez não esteja muito em evidência é o aspecto técnico. O marketing digital é sobre todas aquelas atividades on-line que permitem, acima de tudo, a exploração de todos os sistemas inovadores, eficazes e rápidos para os quais os dados são focados:
- coleta
- processamento
- sincronização Os dados coletados e processados são então arquivados divididos em tipos principais que são:
- o pedido de informações
- compra
- assistência
- transporte
- satisfação do cliente No entanto, apesar de todas as vantagens derivadas da digitalização de uma empresa, a começar pela mais imediata do marketing, no Brasil a pegada digital consciente e capilar ainda não está marcada.
O primeiro passo para implementar efetivamente este processo de digitalização tão necessário é ter em mente uma estratégia de marketing clara, com um foco muito preciso nos objetivos a serem alcançados e, em particular, nas ferramentas e serviços tecnológicos a serem utilizados nas diversas áreas de negócios, começando com a segurança on-line ou o marketing de marca jornalística, que é um aspecto ainda pouco pesquisado, mas muito poderoso do marketing na web.
Deste ponto de vista, é claro como é decisivo escolher profissionais digitais capazes de analisar a situação da empresa, identificando os pontos mais problemáticos, os mais urgentes a serem resolvidos e a elaboração de um plano programático adequado que deverá ser atualizado com o passar do tempo e com as novas oportunidades que podem ser aproveitadas independentemente do foco imediato e trivial nas vendas on-line.
Novas formas de comunicação e interação digital com os clientes
Os canais sociais da empresa, a gestão das interações com o cliente e a comunicação em geral são aspectos que não podem mais ficar em segundo plano, para todos os modelos de negócios.
As antigas pesquisas de mercado devem necessariamente ser substituídas pela análise dos dados e feedback obtidos sobre as diversas ferramentas sociais, que nos permitem compreender profunda e diretamente as opiniões, sentimentos e as tendências mais importantes do alvo que se deseja atingir.
Neste sentido, o trabalho de desmaterialização e transferência da comunicação on-line é fundamental para entender como identificar recursos, e como e onde comprometê-los da maneira mais rentável para proporcionar a máxima eficiência empresarial, obtendo um ganho líquido em termos de produção, rapidez e gestão otimizada dos serviços ou produtos oferecidos on-line, tanto no que diz respeito aos órgãos públicos quanto às empresas privadas.