Há tantos termos envolvidos na escolha de uma TV que há soluções para cada necessidade. Quando se trata de comprar uma nova TV, as questões que surgem são baseadas em resolução, desempenho e se uma tela LCD - LED ou OLED é melhor.
O que as pessoas querem de uma televisão hoje é que ela não seja apenas um simples espectador de imagens, mas um verdadeiro amigo com quem interagir e reproduzir vídeo em perfeita resolução. Tudo isso é possível? Vejamos as diferenças e como escolher a melhor televisão de última geração, sem esquecer de levar em conta o ambiente no qual a TV será colocada e seu tamanho ideal.
TV LCD ou LED: quais são as diferenças?
Existem diferenças entre uma TV LCD e uma TV LED? Uma TV LCD é retro-iluminada com lâmpadas fluorescentes. Os LEDs ainda são LCD, mas vêm com uma luz de fundo LED. Daqui podemos distinguir o Edge com um painel LCD iluminado com LEDs ao longo da estrutura do aparelho e, em seguida, há os Full LEDs onde a iluminação funciona por trás do painel. As primeiras estão mais difundidas hoje e custam menos, enquanto as últimas custam mais, mas garantem uma imagem perfeita.
A tecnologia está dando grandes passos a cada dia e as marcas estão desenvolvendo soluções inovadoras para garantir uma experiência única. Muitas vezes ouvimos falar do Quantum Dot, que é uma tecnologia especial que diz respeito à iluminação de fundo das TVs LED. Em detalhes, um feixe de luz azul foi utilizado para que uma gama precisa e completa de cores possa ser reproduzida, melhor do que outras no mercado. Esta tecnologia inovadora está disponível em alguns modelos topo-de-gama.
O que são as TVs OLED?
Mas isso não é tudo, na verdade, muitos modelos são OLED. O que isso significa? Esta é uma tecnologia avançada que é ideal para ter uma visão completa de todos os tipos de conteúdo. As TVs OLED diferem das mencionadas acima na medida em que utilizam luzes externas para iluminar completamente a tela.
Para compreender plenamente como funciona, é preciso pensar no pixel individual que emite sua própria luz, autônoma, permitindo um consumo de energia reduzido. Os pretos também são mais profundos e os televisores são muito mais finos. O custo? Por enquanto é mais alto do que outros no mercado, mas eles são definitivamente a resposta em um futuro muito próximo.
A escolha de um aparelho de TV é pessoal e deve ter as características que você deseja. Como mencionado, não se trata mais apenas de um dispositivo de reprodução de imagem, mas de um aparelho doméstico completo em todos os aspectos.
TVs com uma conexão web
A maioria das TVs de hoje são inteligentes e suportam uma conexão à Internet. Isto permite não apenas uma qualidade de visualização perfeita, mas também a capacidade de reproduzir conteúdo de plataformas de TV paga e conectar-se com seu smartphone.
Modelos baratos, embora poucos em número, podem não ter uma conexão Wi-Fi integrada (embora isto seja raro): um pequeno fator a ser considerado na hora da compra.