Powerlifting é uma disciplina que remonta aos anos 70, que envolve três exercícios diferentes: agachamentos, exercícios supino e levantamento de pesos do chão. Este último é sem dúvida o mais popular.
Esta atividade é ligeiramente diferente de outras disciplinas esportivas, pois cada movimento é cuidadosamente analisado e o tipo de peso a ser levantado também é cuidadosamente escolhido.
A fim de evitar o favoritismo, os atletas são divididos de acordo com a idade e o sexo. Além disso, seu desempenho físico e corporal é avaliado, e o peso a ser levantado é atribuído a eles.
Vamos descobrir mais sobre os benefícios deste esporte e os diferentes exercícios que podem ser feitos.
Há algum benefício no powerlifting?
A resposta a esta pergunta só pode ser positiva, pois há muitos benefícios associados aos exercícios de powerlifting.
Em primeiro lugar, a resistência física de uma pessoa é melhorada, pois o treinamento versátil permite o treinamento uniforme de diferentes partes do corpo, fortalecendo os músculos.
Os agachamentos, por exemplo, fortalecem as pernas, enquanto outros exercícios dão tônus e força aos braços e à parte superior do corpo.
Este tipo de exercício também queima um grande número de calorias, facilitando muito a perda de peso e o emagrecimento.
Há também benefícios em melhorar o metabolismo e fortalecer os ossos, sem esquecer que uma dieta saudável e equilibrada e a suplementação com vitaminas e minerais quando se pratica esportes é essencial.
As vitaminas, de fato, além de permitir que você ganhe força, podem melhorar a assimilação de sais minerais.
Tudo isso leva a inúmeras melhorias no desempenho atlético também, já que o treinamento intenso e gradual permitirá que você aumente suas habilidades em outros esportes e melhore todas aquelas condições que podem causar dores nas costas ou dores posturais.
Os diferentes exercícios de powerlifting
Como dissemos nos parágrafos anteriores, o powerlifting consiste em três exercícios muito específicos, que devem ser seguidos pelo menos inicialmente por um treinador pessoal de confiança.
A primeira sessão é de agachamentos, exercícios que fortalecem a parte inferior do corpo através do fortalecimento das pernas e nádegas.
Cada movimento deve ser ponderado e controlado de modo a equilibrar a quantidade certa de força e não machucar o músculo por causa de excesso de esforço.
Este é o exercício mais longo a ser realizado, pois durante os primeiros minutos é feito de corpo livre, enquanto mais tarde pode ser apoiado por alguns pesos ou kettlebell, que, graças à sua versatilidade, podem oferecer mais completude a todo o exercício.
A segunda fase são exercícios de bancada, que devem ser abordados gradualmente usando pesos que não sejam muito pesados. Cada movimento deve ser aberto e lento, sem ser demasiado frenético, pois o risco de escoriações e lacerações é muito alto.
A frequência e as repetições devem ser definidas de acordo com a condição e a musculatura do atleta, fazendo intervalos se não tiver mais energia ou se o esforço físico for excessivo.
A última fase do treinamento envolve levantar pesos do chão, durante a qual você levanta a barra enquanto administra o peso com seus músculos das costas.
Novamente, é melhor fazer isso gradualmente e não se esforçar durante as primeiras etapas do treino, pois você precisa repetir várias séries e controlar sua postura para evitar lesões e equilibrar o peso corretamente.