A chegada de um novo bebê é uma emoção única que traz, junto com a alegria, uma série de preocupações para os novos pais que têm medo de não estar à altura da tarefa. Entre os maiores problemas encontrados estão aqueles relacionados à troca de fraldas.
Chegada à casa e a primeira troca de fraldas
Ao sair do hospital, os novos pais são jogados em um mundo totalmente novo e a primeira coisa com que eles têm que lidar é com a troca de fraldas.
Sem a assistência e apoio de pessoal médico, cabe aos pais manter o bebê limpo e, com alguns pequenos truques, será possível fazer isso da melhor maneira possível.
A primeira coisa a fazer é despir o pequeno tentando fazê-lo num lugar quente, especialmente se for a estação do inverno. Para evitar que ele se constipe, é aconselhável preferir camisas e shorts para evitar despi-lo completamente a cada troca, ou um macacão que seja fácil de tirar e vestir rapidamente.
Organização ideal
Antes de começar a despir o bebê, é muito importante pegar tudo o que será necessário para uma limpeza ideal. A melhor maneira de fazer isso é ter uma mesa de troca onde você pode colocar fraldas de reposição, lenços de papel, creme e uma toalha limpa.
Durante o período de inverno pode ser útil ter um ventilador de ar quente perto da mesa de troca para evitar que o bebê pegue frio.
Higiene a ser realizada
Uma vez retirada a fralda, as partes íntimas devem ser limpas passando os toalhetes molhados especiais através dos genitais. O movimento a ser realizado para conseguir uma limpeza ótima, especialmente nas fêmeas, deve ser da frente para trás.
Para realizar a limpeza, é necessário segurar ambas as pernas do bebê com uma mão, de modo a ter uma mão livre para a limpeza. Os bebês se movimentam com frequência e de forma brusca e, por esta razão, um aperto firme impedirá que o bebê fique sujo em outras partes do corpo.
Depois de remover a sujeira com o pano, o bebê deve ser lavado com detergentes delicados e depois seco perfeitamente com uma toalha limpa, insistindo nas pequenas dobras que, se permanecerem molhadas ou úmidas, podem causar vermelhidão e o aparecimento de eritema.
Para uma limpeza perfeita, é aconselhável aplicar um creme hidratante em todas as áreas onde a pele do bebê estará em contato com a fralda limpa.
Fralda e cordão umbilical
Nos primeiros dias de vida de um recém-nascido, a troca de fraldas pode ser mais complicada por causa da presença do coto do cordão umbilical. No entanto, isto não deve assustar os novos pais, pois os bebês não sentem nenhuma dor ali. Entretanto, é necessário que o curativo seja feito constantemente, e a cada troca de fralda é necessário garantir que a peça permaneça seca para permitir que o cordão umbilical cicatrize perfeitamente e não fique inflamado.
Uma das coisas a saber sobre troca de fraldas em bebês é deixar o coto do cordão umbilical descoberto. Ao colocar a fralda novamente, é importante deixar o cordão umbilical fora da faixa elástica que lhe permite aderir ao corpo. Se a fralda for muito grande, será suficiente girar a parte superior sobre si mesma e fechá-la com as abas apropriadas.
Colocando uma fralda
Depois de limpar, aplicar o creme e medicar o coto do cordão umbilical, é possível colocar a fralda de volta.
Para isso, basta colocar o bebê sobre a mesa de troca coberta com uma toalha limpa, abrir a fralda e levantar o bumbum do bebê segurando ambas as pernas com uma mão. A parte da frente da fralda deve então passar entre as pernas do bebê e depois ser fechada na parte da frente com as abas na parte inferior.
A fralda deve estar bem fechada e aderente à pele para evitar a saída de líquidos, mas não muito apertada. Para verificar se a fralda está bem fechada, basta passar um dedo entre a faixa elástica da fralda e a pele do bebê. Se o dedo não passar, a fralda está muito apertada e precisa ser afrouxada, enquanto se a fenda for maior que um dedo, precisa ser mais apertada.